Banner 1

O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) e o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) vão unir esforços para o fortalecimento do jornalismo em Moçambique. As actividades a serem implementadas pelo CEC e o SNJ serão asseguradas através de um memorando de entendimento a ser assinado pelas duas instituições, no dia 23 de Novembro, na Cidade de Maputo.

A partir deste memorando, as duas instituições irão levar a cabo actividades de monitoria e avaliação da qualidade do jornalismo, em Moçambique, através do “Observatório da Comunicação Social”. No âmbito do mesmo memorando, serão realizadas actividades de desenvolvimento de competências profissionais e outras que irão garantir condições necessárias para melhorar o exercício da profissão de jornalismo no País.

De acordo com o com o Secretário-geral do SNJ, Eduardo Constantino, este memorando vai permitir o cumprimento dos aspectos normativos e a monitoria da aplicação do Código de Ética e Deontologia adoptado pela classe jornalística moçambicana. Por seu turno, o Director Executivo do CEC, Ernesto Nhanale, afirma que com a introdução do “Observatório de Comunicação Social”, um dos programas a ser implementados através deste memorando, irá se estabelecer um espaço de participação dos cidadãos na leitura crítica dos conteúdos, de auto-avaliação e aprendizagem para que o jornalismo possa assumir, com dignidade, a sua função de informar, monitorar a acção dos governantes e garantir a participação dos cidadãos nos processos de construção do país.

As actividades do “Observatório de Comunicação Social” abrangem a monitoria temática da imprensa; a observância do código de ética e de deontologia profissional; a produção de relatórios trimestrais de indicadores de qualidade de imprensa; a revitalização dos clubes de debates sobre a comunicação social entre os seus profissionais; produção de programas de educação para os media; e a abertura de canais de participação dos cidadãos na leitura crítica dos conteúdos dos meios de comunicação social.

FaLang translation system by Faboba